terça-feira, 4 de março de 2008

Cartografia DR – 10ª semana – 25 a 29 /02/2008.

Dramaturgia e roteiro


POR TARINA


Seleção. Recorte. Escolha. Na nossa 10ª semana de estudos definimos o desenho dos mapas que daqui em diante serão repetidamente experimentados. A improvisação como um experimento realizado dentro de parâmetros previamente selecionados. Os procedimentos escolhidos são permeados pelo assunto da tradução como VERSÃO e as suas SUBversões possíveis. Esse assunto, que aconteceu a partir de nossos estudos metalinguísticos desenhou um ROTEIRO, que tem a ver com a ROTA que seguiremos daqui em diante. Este roteiro é como um supermapa , que organiza os nosso procedimentos que chamamos de mapas em uma escala maior no tempo/espaço.



POR MARA:

Qual poder de escolha sobre composição num grupo sem hierarquias pré-demarcadas? - problema de autonomia

Qual escolha dramaturgica para ‘costura’ entre procedimentos? - eixo compositivo

A tentativa de coerência na lógica de composição dos mapas (‘regulamentos’ – indicadores de realização de procedimentos) é eixo para seleção do desenvolvimento de cada mapa e dos mesmos em relação. Contam a relevância de cada procedimento no contexto geral da pesquisa. Como e porque.

Os comos já foram testados durante todo processo, e cabe agora conectar e justificar.
Quanta formalidade é necessária a uma pesquisa artística?
Onde e porque se tecem as coerências analíticas?

Objetivos:
- evidenciar relação entre processualidade e resultado da ‘obra’ artística
- desvelar as relações de poder implicadas nas escolhas compositivas
- demarcação de territórios de interesses



POR LAURA

Manipulação de informação e relações de poder

Começamos com as traduções
Que se transformaram em versões
E depois em sub-versões
E tudo virou cena
E o assunto virou este
Todo o jogo de poder nas relações
De comando e direção
Comandado e intérprete



POR SHEILA

Relação de comando.Quem parece comandar.O comando vai sendo subvertido durante a experimentação.

Recorte 1
Tarina busca apoio em pontos do espaço e em objetos.Mara fala em particular com Tarina durante os apoios e o transito entre eles.

Recorte2
Manipulação(1) e tradução(2).Um na camada mais evidente e o outro revelado aos poucos.

Recorte 3
Laura e Sheila observação, direção e restrição

Recorte 4
repetição,desdobramentos e achatamentos possíveis,usando a tradução revelada aos poucos

Um comentário:

Anônimo disse...

amigas bailarinas chiquerrimas ,
o que não faz 6 anos distante de vcs ,hein !!!!
não estou entendendo nada .........preciso de um workshop intensivo com vcs pra matar as saudades de todas e acompanhar esse blog bacanerrimo!!!
ADOREI !!!!
BJs
fabiola ultramari .