Projeto de pesquisa prática em dança contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna
Cartografia é uma proposta de pesquisa de composição em dança que investiga estruturas compositivas denominadas mapas, elaboradas no projeto ‘DR – discutindo as relações’ (contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo). Mapa foi a denominação dada para estruturas abertas de composição que contêm regras e instruções para serem realizadas no momento da sua ocorrência. A premissa que embasa este formato é a de que a dança se configura no próprio processo de compor, e o processo compositivo já é a composição. Tal proposta decorre da concepção de ‘processo como produto’, e os mapas criados são hipóteses cênicas deste conceito.
Propõe-se desenvolver e editar os mapas de composição esboçados no projeto anterior. Neste, o foco era a criação de procedimentos compositivos construídos publicamente em cinco espaços diferentes: Casa das Rosas, B_arco, Projeto Aprendiz, Praça da Sé, Galeria Olido – além do site e blog. Cada objeto-experimento local era uma apresentação que construía em tempo real seu próprio método. Para esta continuidade foram pré-selecionados procedimentos compositivos apontados nestas experimentações públicas que serão reformulados, desenvolvidos, mapeados. Todos os mapas investigados serão compilados numa cartografia.
Esta pesquisa será realizada no B_arco e o seu desenvolvimento publicado neste blog no decorrer da sua ocorrência, na forma de relatos. O resultado final será a edição e publicação destes textos em site (www.dr.art.br) acompanhados de fotos, vídeos, trilhas sonoras. Tais publicações partilharão o processo de desenvolvimento da pesquisa bem como as edições finais dos mapas e as reflexões acerca desta investigação.
sábado, 8 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário