sábado, 2 de junho de 2007

Projeto Aprendiz - Abril/07

PROJETO APRENDIZ – ABRIL 2007


Questões:
- quais relações podemos estabelecer com pessoas e espaço do projeto aprendiz?
- como nos integrarmos ao ambiente envolvendo ‘público’ com e em nossas propostas?

Estávamos num espaço composto por duas ‘quadras’, onde as crianças jogavam basquete e futebol entre outros jogos.
Realizávamos os experimentos em um dos espaços de acordo com atividades.

Algumas estratégias encontradas:
- nos aproximarmos do público local pelo jogo;
- cada uma de nós quatro organizou alguns mapas, com regras e instruções de ações, relações e interações, que eram re-elaborados a cada nova experimentação

Dinâmicas de aproximação:
- algumas de nós jogavam basquete com crianças
- eles (crianças) ensinavam regras do basquete;
- propusemos mapas para eles experimentarem.

Dinâmicas de experimentação:
- mapas eram propostos pelo menos um por dia;
- conversávamos sobre estruturas, questões, falhas, e possibilidades de melhorar o estabelecimento de regras para ficarem mais eficientes.

Discussões:
- como elaborar um mapa de instruções de maneira eficiente, que atinja seus objetivos?
- como ser clara nas instruções?
- diferenças entre jogos, que incluem conclusões norteadas pelas noções de ganhar e perder e/ou atingir a meta final; e mapas que tem objetivos claros, constituídos por regras e instruções sobre como agir, podendo obter conclusões ou não (de acordo com objetivos);
- como definir objetivos?
- como estruturar metas para obtenção de objetivos?

Mapas:
Sheila ocupou-se em elaborar mapas a serem realizados individualmente, em relação à movimentação, mas com intervenções das outras pessoas na composição.
Mara desenvolveu três mapas individuais a serem realizados simultaneamente, os focos direcionavam-se a relação entre integrantes, pensando em organizar uma composição.
Tarina elaborou dois mapas com a idéia de “preservação de espaço”, ataque-defesa, expansão-contenção.
Laura montou uma estrutura de “telefone sem fio de movimento”, interessada nas manipulações das informações.


MAPA ELABORADO POR SHEILA AREAS
Introdução: As integrantes receberam mapas individuais;

MARA:
“A dança sempre dialoga com 2 ou mais áreas do corpo em movimento”
O motivo pelo qual seu movimento acontece está ligado a essa relação de áreas físicas.
Você deve procurar dinâmicas de diálogos, tendo como objetivo:
1- Construir movimentos monumentais
2- Os movimentos monumentais sempre pontuam o fim, finalizam a função, foco escolhido como diálogo.
3- Escolha alguém para te ajudar a deslocar, levar esse monumento para alguma outra parte do espaço. Descubra como isso pode acontecer sem perder suas outras funções.

LAURA:
“a dança acontece no roubo, você produz movimentos através do roubo e sempre tenta encobri-los.
O motivo pelo qual a fisicalidade faz sentido para você através do roubo de outros movimentos.
Quando você realiza o fato (roubo, imediatamente você começa a produzir dança /estado/comportamentos, aí você deve procurar/produzir um lugar, ambiente e veladamente convidar pessoa(s) para ver o que você faz com o movimento roubado. Esse movimento deve se transformar em algo de muito valor/monumento/absoluto.
Seu objetivo é descobrir como realizar essa tarefa para que ela seja eficiente para você.

TARINA:
“A dança acontece a partir de uma noção de estrutura física desconhecida, diferente, reestipulada por você.”
O motivo pelo qual sua pesquisa física acontece é indução. Quais são os jeitos possíveis de induzir o movimento ganhando elaborações coreográficas que você reconheça.
Sempre que você estiver descobrindo essas induções, você faz com que elas “sirvam” para alguém em alguma situação que você constrói.
Seu objetivo é tentar servir suas elaborações, percebendo modos diferentes de realizá-los e muitas vezes repetindo-os como estudos de mudanças de humor na fisicalidade.


MAPA ELABORADO POR MARA GUERRERO
Introdução: As integrantes receberam mapas individuais para serem realizados simultaneamente;

TARINA:
Objetivo: manter-se sempre em movimento e estar sempre próxima de pelo uma das integrantes da composição;
Você deve:
- imitar os outros;
- manipular verbalmente as outras integrantes da composição;
- manter-se sempre realizando seus objetivos.
Você pode:
- realizar a imitação e manipulação sobrepondo, intercalando ou espaçando essas informações.

SHEILA:
Objetivo: manter-se sempre se movendo com movimentos que possam ser identificados como de dança, escolher um espaço só seu para realização desse objetivo.
Você deve:
- imitar os outros;
- manipular com toque as outras integrantes da composição;
- manter-se sempre realizando seus objetivos.
Você pode:
- realizar a imitação e manipulação sobrepondo, intercalando ou espaçando essas informações.

LAURA:
Objetivo: mover-se somente o necessário, manter o espaço sempre em equilíbrio.
Você deve:
- imitar os outros;
- manipular as outras integrantes da composição mudando-as de lugar no espaço;
- manter-se sempre realizando seus objetivos.
Você pode:
- realizar a imitação e manipulação sobrepondo, intercalando ou espaçando essas informações.

Nenhum comentário: